sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ministrando Louvor com as crianças


A ministração do louvor com as crianças deve ser espontânea, alegre e sincera. Quando louvamos a Deus nosso objetivo deve ser somente a Glória dEle. A música entoada não deve servir apenas para passar o tempo ou como "quebra gelo" no início de uma programação ou culto.

Nossas crianças precisam entender que a adoração é algo solene, alegre, espontâneo e vindo direto do coração. O louvor deve expressar o mais profundo amor por Deus que vem do íntimo de nossa alma.

Mas o que é Adoração?
A palavra hebraica hitawa significa prostrar-se ou curvar-se. Isto não significa que devemos sempre nos encurvar com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus. Essa é uma atitude simbólica. Se o adorador assim desejar fazer, deve fazer de forma sincera e não por imposição cultural ou da igreja em que ele congrega.

A adoração tem mais haver com serviço e respeito, do que com a música que entoamos no momento do louvor. Prostrar-se diante de alguém significa reconhecê-lo como seu Senhor. Você é servo dele, e ele é seu senhor. Ele dá as ordens, e você tem de obedecê-las.

Em nossos dias, o louvor está intimamente associado à música e aos cânticos nas igrejas, nos cultos e eventos. O que vemos nas igrejas é um louvor barulhento, envolvendo frequentemente o uso de instrumentos pesados como sendo a parte mais importante do culto.

Atualmente existem diversos cânticos sem sentido, com letras evasivas e sem mensagem, nem de adoração nem de edificação espiritual. Não passam de músicas para passar o tempo ou para alegrar o povo. Isso não é louvor. O mundo está cheio de cantigas para crianças, muitas delas com letras inteligentes e engraçadas. Mas nós precisamos levar para as nossas crianças louvores que edifiquem e que sirvam com instrumento de adoração. Levando a criança a entender e praticar a verdadeira adoração. Não somente na igreja, mas como um modo de vida.

Quando adoramos a Deus devemos nos prostrar e reconhecer seu Senhorio sobre nós. Adoramos a Deus pelo o que Ele é. Quando louvamos, a ideia é levantar nossas cabeças a Deus, proclamar alegremente quem Ele é e o que tem feito por nós.

Para uma criança entender tudo isso e absorver como verdade em sua vida, precisamos começar com cânticos simples, com mensagens diretas e alegres.

Um exemplo de música simples é o Cântico “Dia lindo”. Este é um cântico que costumamos cantar nas igrejas e eventos de evangelismo infantil. Com uma melodia simples e cativante, este cântico consegue motivar as crianças a andarem em harmonia com seus amiguinhos e com Deus.

Para que as crianças entendam o significado do cântico e porque estão cantando é importante que haja uma ministração antes. Passar a letra da música antes, explicar o sentido da letra etc.  O Cântico pode ser introduzido pelos versículos abaixo:
Salmos 118:24 "Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele."
Salmos 133:1 "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." 
Depois cante alegremente e com gestos. Elas vão adorar!

Dia lindo

Hoje é um dia lindo
me sinto contente! (bis)

Levanto e salto,
meia volta e sento. (bis)

Mas se andarmos juntos,
se andarmos juntos,
se andarmos juntos

Amigos seremos! (bis)

Pois o meu amigo é seu amigo
e o seu amigo é amigo meu. (bis)

Assista a um vídeo, com uma parte desta música, gravado no CIMAD (Congresso de Missões) que aconteceu em Novembro de 2010 no RioCentro.


Como está escrito no livro de Salmos 150:6 "Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR"

6 comentários:

  1. Prezado Newton e Andrea,

    parabéns pela iniciativa! Que Deus renove suas forças pois este trabalho é muito importante para o fortalecimento nas novas gerações.
    Estou orando por vocês e pelo Luquinhas!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe o ministério dos irmãos! Essa é a primeira vez que visitei o blog, mas o que essa postagem falou foi verdadeiro, direto, necessário e edificante. Meu desejo é que os irmãos vigiem a todo instante, pois o Príncipe do Mundo quer fazer cair aqueles que têm se dedicado à causa de Cristo, tornando-os muitas vezes motivo de tropeço para muitos. Que não seja assim com vocês, e que as crianças e irmãos e pessoas que tiverem a oportunidade de conhecê-los sejam também abençoados pelos frutos que Deus cutivar em suas vidas!

    Abração, de um irmão na fé! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Vou providenciar. É muito fácil de tocar.

    ResponderExcluir
  4. A paz .
    amei este blog, me ajudou muito, me inspirei nele para montar minha aula para tias de crianças sobre o louvor. preciso de umas ideias para montar uma apostilha sobre evangelismo infantil. obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. A paz .
    amei este blog, me ajudou muito, me inspirei nele para montar minha aula para tias de crianças sobre o louvor. preciso de umas ideias para montar uma apostilha sobre evangelismo infantil. obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário!

Related Posts with Thumbnails