quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A Cruz - Evangelismos com Dobradura de Papel

Uma das dobraduras que eu mais gosto de fazer quando estou ministrando ou evangelizando crianças é a da Cruz. O resultado é fantástico. Durante a dobradura, temos a atenção completa das crianças, ao final a euforia é geral. Aprenda aqui como usar a dobradura para evangelizar crianças de forma simples e eficiente. Com a unção do Espírito Santo, Deus pode usar uma simples dobradura, para anunciar o amor de Cristo.
Antes de fazer a dobradura, escolha um tema ou uma história bíblica que se enquadre com as etapas de cada dobra do papel. Eu costumo usar a história da criação, com Adão e Eva para focar na família, como alvo do amor de Deus.

Apresentação – A criação
[Tudo começa com uma folha de papel A4 aberta (figura 1). Pegue a folha e, enquanto balança a folha de um lado para outro, declara:]
(Figura 1)
— “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (Gn 1.1-3).

Adão – O 1º homem
[Faça um breve resumo da criação e quando chegar na parte da criação do Homem, faça a primeira dobra (figura 2).]
(Figura 2)
— Deus fez o homem, chamou ele de Adão, e ele foi feito à imagem e semelhança de Deus. Adão tinha uma perfeita comunhão com Deus. (passe o dedo sobre e dobra, de cima para baixo, mostrando de forma reta a perfeita comunhão de Deus para com o homem).

Eva e o 1º Casamento
[No triangulo formado na folha, dobre a parte de cima para chegar até a outra ponta do triangulo (figura 3), deixando no formato parecido com a de uma casa, com telhado.]
(Figura 3)
— Deus viu que os animais tinham casais, mas o homem estava só. Então Deus criou Eva e fez o primeiro casamento da história. Eles tinham uma perfeita comunhão com Deus. O homem estava em perfeita comunhão com sua esposa Eva e ambos estavam em perfeita comunhão com Deus. (passe o dedo sobre a dobra e na aresta da folha, contornando o triângulo).

Família aponta para Deus
[Dobre no meio mais uma vez (figura 4), deixando no formato de um trapézio (figura 5). ]
(Figura 4)
(Figura 5)
— A família estava nos planos de Deus, pois tudo foi feito para a glória Dele. E a comunhão da família era perfeita. Apontava para cima, para Deus. A família deve sempre fazer a vontade de Deus para ser feliz. Homem e mulher juntos construindo uma família para glória de Deus. Obedecendo aos seus mandamentos.

O Pecado e suas consequências
[Marque na vertical o tamanho da largura de dois dedos e, com as mãos ou com uma tesoura, de baixo para cima, comece a cortar lentamente enquanto fala (figura 6).]
(Figura 6)
— Mas o homem decidiu desobedecer a Deus e por causa do pecado, ele perdeu a comunhão com Deus. Foi dolorida a separação. Adão e Eva foram expulsos do paraíso e sofreram o castigo pelo seu erro.

A Pergunta que não quer calar
[Pegue as duas partes separadas, sem abrir e fale.]
(Figura 7)
— E agora? A comunhão foi quebrada. Já não há mais jeito? (figura 7) O home está separado de Deus! O pecado da desobediência afastou o homem e a mulher da convivência perfeita que eles tinham com Deus. E até hoje, todos nós estamos separados desta comunhão. A Bíblia diz em Rm.3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Mas você acha que Deus, em seu infinito amor iria deixar o homem na perdição? Você acha que Deus desistiria da sua criação? Você acha que Deus deixaria o homem se perder sem Deus e sem salvação?

A Remissão
[Enquanto vai abrindo a dobradura maior, vai falando e no final mostra a cruz (figura 8).]
(Figura 8)
— Deus enviou seu filho Jesus para morrer numa cruz pelos nossos pecados e assim salvar todo aquele que nele crer e se arrepender dos seus pecados. Sua vida muda e você passa a obedecer os seus mandamentos.
Você também quer ter este encontro com Jesus e assim renovar a sua comunhão com Deus? Para ter uma vida eterna ao lado de Jesus? Tendo uma comunhão perfeita com Deus?

A Família Renovada
[Dobre mais uma vez a Cruz de papel e deixe para frente a parte menor e mostre o formato de uma casinha (figura 9) e diga:]
(Figura 9)
— A sua família será renovada, quando Cristo está no seu Lar tudo vai ser diferente. Em At.16.31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” E como dia a música: “Quando Cristo está no barco, tudo vai muito bem”.

Oração
[Ao final, pergunte se as crianças entenderam que Jesus morreu na Cruz por amor a elas e pergunte quem quer receber a Jesus como senhor e salvador de suas vidas. Faça uma oração, pedindo para elas repetirem, cada parte da oração].
— “Senhor Jesus, eu quero fazer parte da família de Deus, eu reconheço que estou longe de Deus, sou pecador e preciso de salvação. Agora eu sei que o Senhor é único caminho para ser amigo de Deus, pois só o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. E quero receber Senhor Jesus como meu Salvador. Eu venho lhe pedir perdão pelos meus erros e peço que o Senhor me aceite como membro da sua família. A Família de Deus.”
— Se você fez essa oração e recebeu Jesus Cristo como seu Salvador, mostre isso levantando uma de suas a mãos.
[Ore pelas crianças]







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário!

Related Posts with Thumbnails