quarta-feira, 27 de abril de 2011

Projeto
Palco (casa) para Teatro de Fantoches

Culto Infantil realizado na Cidade de Igrejinha - RS
Como é gostoso ver um sorriso estampado no rosto de uma criança. Ver seus olhos brilhando ao assistir um teatro de bonecos. Elas gritam, riem e falam com os personagens como se tivessem vida. O teatro de fantoches torna a história bem mais participativa. Por isso, é perfeito para apresentação para crianças, que acabam memorizando melhor a história. Seja em igrejas, festa infantil, playground, clubes ou em casa com a família, uma boa história apresentada por intermédio dos fantoches traz alegria e descontração, além de conseguir prender a atenção de todos. O fantoche dá mais animação às histórias e faz a criança viajar no mundo da imaginação, oferecendo mais vida às narrativas.

Para apresentar um teatro de fantoches de forma prática e fácil, o palco é uma parte importante e deve ser de fácil montagem e desmontagem; simples, porém alegre e colorido. Quando possível é bom variar o cenário de acordo com a história.

Existem vários recursos de baixo custo que podem ser usados e que garantem uma boa apresentação. Veja algumas sugestões (algumas encontradas na Internet):

Palco feito com Caixa de Papelão
- Palco de caixa de papelão (de geladeira, fogão ou de CPU de computador) - forrada com papel colorido ou TNT e com recorte de uma janela para aparecer os bonecos dá muito resultado. É só colocar uma cortininha e pronto.

- Bambolê suspenso - com um suspensório nos ombros e preso a um bambolê bem grande pode servir de sustentação de um lençol fino e os braços do manipulador ficam por dentro. O Manipulador contracena com os bonecos, pois ele aparece dos ombros para cima.

- Vão de porta ou janela - serve para encenar com fantoches. Basta esticar um lençol ou aplicar uma “porta” de pano (ou TNT) com uma abertura para a encenação dos bonecos.

- Canos de PVC ou estrutura de alumínio - serve de base para sustentar uma lona ou TNT colorido, basta usar a criatividade.


Basta um pouco de criatividade para escolher um cantinho especial para contar as mais lindas histórias.

Depois de alguns anos atuando no Ministério de Evangelismo Infantil, sentimos a necessidade de ter uma casa de fantoche mais prática, tanto na montagem, como no transporte. Fizemos um projeto, procuramos um marceneiro de confiança, nossa amiga missionária Ingrid Grubinger emprestou seu talento com pintura e assim ficou pronta nossa linda casinha de fantoches. Com ela já levamos a palavra de Deus em várias igrejas da Cidade do Rio de Janeiro e também em: Uberlândia, MG; Colubandê, RJ; Camboriú, SC, Acampamento de Crianças Carentes da APEC; Bienal do Livro, RJ e muitos outros lugares.
Veja o projeto abaixo. Se desejar pode fazer a sua também. É fácil de fazer e de carregar.





 Meu desejo é que este projeto possa abençoar e alcançar muitas e muitas crianças através de lindas histórias.

Graça e Paz!

3 comentários:

  1. Olá!

    Agradecemos pelo projeto da Casa de Fantoches! Será muito útil para uso terapêutico, pois sou psicólogo e trabalho com material para atendimento psicológico infantil. Abraços e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe o seu projeto. Nossa crianças precisam de pessoas que se dediquem com amor e muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas estas explicações e sugestões ! Parabéns !

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário!

Related Posts with Thumbnails