sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Evangelizando crianças de 7 a 10 anos com atividades e brincadeiras (parte 2)

Novamente estamos escrevendo sobre o tema "Evangelizando crianças de 7 a 10 anos com atividades e brincadeiras". O objetivo deste texto é passar um pouco da nossa experiência adquirida como professores e líderes de juniores. Temos agora novas atividades que foram muito bem sucedidas com nossos alunos. Tais atividades podem ser adaptadas à realidade da classe de Escola Dominical, visto que cada lugar possui crianças e dependências com características diferentes. Antes de começar a aplicar qualquer atividade, é preciso que o professor de juniores conheça bem como pensam, como reagem e os interesses das crianças de sete a dez anos da sua localidade, para só então promover eventos, atividades e brincadeiras que possam atrair a atenção de seus alunos.
Estas atividade podem ser feitas fora da sala de aula. Um encontro mensal (ou semanal), fora do ambiente da sala de aula, ajuda a melhorar o relacionamento entre os alunos e desperta o interesse pelas aulas. Nesta faixa etária, uma gincana bem organizada cativa o grupo e dá ótimos resultados na aprendizagem.
Vejamos agora algumas atividades que podem ajudar na evangelização e edificação de nossas crianças.
Lembre-se: "É mais fácil construir um criança do que remendar um adulto".

4. FUJA DO PECADO (CORES)
Esta atividade é baseada nas cores do Livro Sem Palavras (LSP) e deve ser feita fora da sala de aula, em uma quadra, sítio ou área de lazer. Ela é bem dinâmica e precisa de uma equipe de apoio treinada para trabalhar com o professor. Você pode alcançar ótimos resultados se, após a atividade, fizer uma reflexão com seus alunos.

Objetivo: fazer com que as crianças memorizem versículos e reflitam sobre a necessidade de fugir do pecado.

Material:
5 potes pequenos de tinta guache nas cores: amarela, preta, vermelha, branca e verde.
5 monitores (jovens ou adultos)
1 moderador

Como aplicar:
Ensine e memorize com os seus alunos os versículos: Jo 3.16; Rm 3.23; Hb 9.22; Jo 1.12 e 2 Pe 3.18. Separe seus alunos em cinco grupos menores. O MODERADOR deve explicar como será a atividade e ficar controlando as crianças. Os cinco MONITORES formam uma equipe que podem se caracterizar com roupas de época, figurinos bíblicos ou qualquer adereço que chame a atenção. Cada um deve ficar com um frasco pequeno de tinta diferente escondida nas mãos ou no bolso (as crianças não podem ver qual é a cor que ele carrega). Eles devem ter em mãos fichas com os versículos escritos, devem se separar cada um para um lado e andar sem rumo definido.
As crianças devem ser orientadas pelo MODERADOR para tentar achar as cores na seqüência determinada – 1ª AMARELA, 2ª VERMELHA, 3ª BRANCA e 4ª VERDE. Elas devem andar em grupo e, como elas não sabem qual é a cor que está com os monitores, devem chegar com cuidado e abordar cada MONITOR para tentar descobrir a cor que ele tem escondida com ele. Elas devem abordar a cada MONITOR da equipe, sugerindo a cor que ele provavelmente tenha em suas mãos. Se elas errarem devem pagar uma tarefa rápida e sem muito esforço do tipo recitar um Salmo, pular em um só pé e cantar um corinho etc. Se elas acertarem, e descobrirem qual é a cor, devem guardar segredo dos demais grupos e procurar, até achar, a 1ª COR (AMARELA). O MONITOR que estiver com a cor AMARELA, sendo descoberto, deve passar o dedo indicador na tinta e marcar o braço de cada criança com um traço próximo ao pulso de todos os membros do grupo de crianças que descobriu.
Antes de revelar o mistério da cor, o jovem da equipe deve pedir que eles recitem o versículo correspondente à cor. Se eles acertarem, a cor é revelada, sem que as outras crianças saibam. Os grupos devem seguir a seqüência: 1ª AMARELA – João 3.16; 2ª VERMELHA – Hebreus 9.22; 3ª BRANCA – João 1.12 e por último a 4ª VERDE – 2 Pedro 3.18.
Lembrando que um dos MONITORES que está andando, tem escondida com ele a cor PRETA e a qualquer momento ele pode marcar um dos componentes do grupo de crianças. Se isso acontecer o grupo marcado deve apagar as tintas do braço e voltar ao início de tudo. As crianças devem fugir do MONITOR que está com a cor PRETA que simboliza o pecado.
A ordem é, para cada grupo, andarem sempre juntos, todos com o mesmo objetivo. O jovem da cor PRETA deve prestar atenção. Quem estiver desgarrado do grupo será marcado e o grupo deve voltar ao início da procura de cores. O MODERADOR deve orientar para que todos estejam sempre juntos.
Os MONITORES, sem que as crianças percebam, podem trocar as cores entre si, até o jovem da cor preta. A idéia é mostrar que o pecado engana e é traiçoeiro.
No final o grupo que conseguir fugir do pecado e completar a seqüência de cores é o grupo campeão.

REFLEXÃO:
É de grande proveito fazer uma reflexão no final da atividade. Peça a eles que comente o que aconteceu e faça aplicação de ensinamentos cristãos, éticos e morais. Principalmente lembrando que elas devem fugir do pecado e buscar sempre fazer a vontade de Deus. Ore e pergunte às crianças quem gostaria de ter uma vida pura, sem pecados diante de Deus. Elas podem pedir perdão pelos seus pecados. Fique atento para aqueles que estão fazendo sua decisão pessoal e pergunte quem gostaria de aceitar a Jesus como Salvador de sua vida. Ore novamente consagrando as crianças a Jesus Cristo.

5. BOLO FAMÍLIA
Esta atividade pode ser feita em uma cozinha. Traz um ótimo resultado na aprendizagem e fortalecimento da estrutura da família e, com certeza, muita sujeira pra ser limpa.

Objetivo: análise dos conceitos que fortalecem a família.

Material:
Açúcar
Margarina
Ovo
Farinha de trigo
Leite
Fermento

Como fazer:
Leve seus alunos para a cozinha da igreja ou separe o material para confecção do bolo e faça na sala de aula mesmo. As crianças devem colocar os ingredientes sob sua orientação e enquanto isso você vai comparando cada ingrediente com os elementos que fortalecem o relacionamento familiar. Antes de revelar cada item, deixe que as crianças darem a opinião delas. É bom que as crianças usem um avental de TNT para evitar que sujem a roupa.

1º. AÇÚCAR..........................(DOÇURA)
O açúcar serve para adoçar a massa. Assim como no bolo, as famílias precisam de mais doçura. Mais amor e brandura no relacionamento familiar. Respostas mais branda na hora da crise. <br>
2º. MARGARINA.................(SABOR)
Serve para dar sabor e manter firme e úmida a massa. As famílias precisam ser mais alegres e saborosas. Reuniões em família, almoço, passeios ajudam a fortalecer o relacionamento em família. A margarina serve para untar o tabuleiro evitando que a massa se queime. A Família precisa da proteção de Deus.
3º. OVO...................................(UNIÃO)
As famílias precisam ser mais unidas. Como o ovo serve para dar liga, a família precisa ser mais unida e se ajudar mutuamente.
4º. FARINHA DE TRIGO.....(FIRMEZA)
A família precisa ser mais sólida e consistente. Como a farinha serve para dar volume ao bolo, nós precisamos estar juntos e manter a unidade em família. Defender o irmão mais novo das injustiças, honrar os Pais etc.
5º. Leite...................................(BRANDURA/LEVEZA)
O leite serve para amolecer a massa. Nossa família precisa ser mais “mole” também. Evitar guardar rancor, ser mais tolerante e renunciar ao invés de sempre partir para a briga.
6º. Fermento............................(CRESCIMENTO)
Como o fermento serve para dar o crescimento, nossa família precisa crescer na graça e no conhecimento de Deus. O Culto doméstico e o estudo da Palavra de Deus deve fazer parte da agenda da família.<br>
Depois de colocado cada ingrediente no tabuleiro, coloque no forno (desligado) e retire um bolo já pronto. Corte e distribua os pedaços para sua classe. Faça uma oração e pergunte quantos estão dispostos a fazerem a diferença na sua família.

Bibliografia:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – São Paulo: APEC e HAGNOS
CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes – Rio de Janeiro: CPAD
COSTA, Débora Ferreira da. Evangelização e Discipulado Infantil. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD


Em breve teremos mais atividades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário!

Related Posts with Thumbnails