quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Evangelizando crianças de 7 a 10 anos com atividades e brincadeiras

Apresentação e realização de atividades apropriadas para a faixa etária de 7 a 10 anos e perfeitamente aplicáveis à Escola Dominical.

O objetivo deste texto é passar um pouco da experiência adquirida como professor e líder de juniores. Tentarei passar algumas atividades que foram bem sucedidas com meus alunos. Tais atividades podem ser adaptadas à realidade da sua classe, visto que cada lugar possui crianças e dependências com características diferentes. Antes de começar a aplicar qualquer atividade, é preciso que o professor de juniores conheça bem como pensam, como reagem e os interesses das crianças de sete a dez anos da sua localidade, para só então promover eventos, atividades e brincadeiras que possam atrair a atenção de seus alunos.
Algumas dessas atividades podem ser aplicadas para ajudar o professor a conseguir ministrar uma boa aula e também para sair da monotonia. O simples ato de passar conhecimento para seu aluno, não garante o sucesso de uma boa aula. O professor de Escola Dominical precisa ser criativo, pois, em geral, ele só tem contato com seus alunos uma vez por semana. Algumas classes, com mais de um professor, os alunos têm contatos com professores diferentes que se alternam a cada domingo, distanciando ainda mais o relacionamento entre o professor e o aluno.
Um encontro mensal (ou semanal), fora do ambiente da sala de aula, ajuda a melhorar o relacionamento entre os alunos e desperta o interesse pelas aulas. Nesta faixa etária, uma gincana bem organizada cativa o grupo e dá ótimos resultados na aprendizagem.
Estamos em uma concorrência desleal. Nossas crianças recebem, diariamente, uma bagagem de informações que na sua maioria afasta e desvirtua a sua fé. O mundo tem investido milhões de dólares através da tecnologia e da mídia (Televisão, Cinema, Internet, Jogos Eletrônicos, Celulares, MP3, MP4, Shows etc.) tudo para conquistar nossas crianças. Elas são atraídas pela música, pelos efeitos visuais de alta qualidade, pela interatividade, pela tecnologia avançada nos jogos, muitos deles com ensinamentos esotéricos e com mensagens baseadas no ocultismo.
Infelizmente nós temos feito tão pouco por elas. Falta investimento e faltam pessoas preparadas para transmitirem para elas a verdade que liberta.
O apoio dos pais é fundamental na formação e no crescimento cristão das crianças. Poucos são aqueles que têm uma educação cristã ideal com seus pais durante a semana. O esquecido Culto Doméstico já não é tão freqüente em muitos lares cristãos.
Procuraremos mostrar para vocês, professores dos juniores, que é possível segurar a atenção e conquistar o amor e o carinho de seus alunos através de atividades apropriadas para a faixa etária e perfeitamente aplicáveis à Escola Dominical.
Use e abuse da tecnologia que estiver ao seu alcance: DVD, Data Show, Computador, CD-Rom,  PowerPoint® . A internet é um ótimo instrumento de evangelização e podemos encontrar diversos programas de conteúdo bíblico gratuitos para serem usados como atividades durante a sua aula. 
Vejamos algumas atividades que podem ser aplicadas na sua sala de aula ou em encontros extra classe:

1. O COPO
Esta atividade mexe com o emocional da criança. Ela deve ser bem apresentada e com bastante seriedade e amor. Os juniores já têm idade para decidir por uma vida santa diante de Deus e percebem muito bem questão da morte.

Objetivo: fazer que o Junior reflita sobre sua salvação e o perdão de pecados.

Material:
1 Jarra grande com água
Pó de Café
2 copos de vidro
1 Tabuleiro de bolo
1 Vasilha de plástico

Como aplicar:
Coloque uma vasilha pequena virada de boca para baixo (ela deve ter o diâmetro maior para servir de suporte para o copo) dentro de um tabuleiro grande de bolo vazio. Comece falando com as crianças sobre a criação de todas as coisas e como ela foi feita por Deus. Um Deus amoroso que criou também o homem para Sua glória (pegue um copo vazio e mostre para as crianças). Diga para eles que o homem foi feito por Deus sem pecado. Como este copo cristalino, assim era a vida do homem. Não havia nenhuma sujeira. Leve a criança a imaginar que a vida dela também pode ser como este copo. Diga para elas — Mas vocês não acham que está faltando algo? O copo está vazio, falta a presença de Deus em sua vida. Pergunte às crianças: — E se vocês forem se encontrar com Deus agora, você está preparado? E se de repente você deixar esta vida e for se encontrar com Deus? (pegue o copo coloque dentro de uma sacola e jogue no chão para se quebrar). Sem Deus, sem salvação, vazio da presença de Deus? Deixem que eles reflitam com um pouco de silêncio. (pegue outro copo vazio idêntico e coloque no mesmo lugar). Diga: — Mas isso ainda não aconteceu. Você ainda tem uma vida inteira pela frente.
Diga que um dia o SENHOR Deus fez o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7) (comece a colocar a água no copo até a boca).
Mas um dia o homem pecou e tudo mudou. (coloque um pouco de pó de café dentro do copo e mexa com uma colher). — Veja como ficou escura e suja a água. É assim que o pecado faz com você também. Tudo fica sujo, escuro, sem Deus e sem salvação, pois todos pecaram e afastados estão da glória de Deus. (Rm 3.23) Mas Deus mandou Jesus para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16) Pegue a jarra de água e derrame água dentro do copo de forma contínua e em grande quantidade, transbordando a água até remover toda sujeira. Enquanto derrama a água, diga para as crianças que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9). Assim ficaremos limpos do pecado e pertos de Deus.
— Mas se pecarmos novamente? (jogue mais uma colher de café no copo e mexa). O que devemos fazer para voltar a ter novamente a comunhão com Deus? (jogue mais água no copo até tirar toda sujeira) enquanto isso diga que, se pecarmos, nós temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo, que é rico em perdão (1Jo 2.1). Precisamos nos santificar para estar de acordo com a vontade do Pai e viver uma vida limpa e agradável ao Pai para um dia nos encontrarmos com ele com o coração limpo do pecado (1Pe 1.16). Ore e pergunte às crianças quem gostaria de ter uma vida pura diante de Deus e pedir perdão pelos seus pecados. Espere que eles façam a decisão e pergunte quem gostaria de aceitar a Jesus como Salvador de sua vida. Ore novamente consagrando as vidas.

2. ENCENAÇÃO BÍBLICA
Juniores gostam de interpretar e contar histórias. Aproveite este interesse para fazer entre eles um concurso de encenação de histórias bíblicas.

Objetivo: despertar na criança o interesse pela leitura e interpretação da Bíblia

Como aplicar:
Separe sua classe em dois grupos, meninos e meninas. Escolha e distribua, sem que os grupos saibam qual é a do outro grupo, duas histórias bíblicas que contribuam com a sua lição bíblica e deixe-os escolherem entre eles os personagens, e como será a apresentação. Ajude-os separadamente, mas deixe-os livres para definir quem será cada personagem. Cada grupo deverá, após a encenação, dizer qual é a história e onde se encontra o texto bíblico do outro grupo.

3. QUEBRA-CABEÇA DE VERSÍCULOS
É uma atividade bastante simples e própria para os juniores aprenderem a trabalhar em grupo.

Objetivo: despertar na criança o interesse pela leitura e interpretação da Bíblia.

Como aplicar:
Escolha versículos que tenham a ver com sua lição bíblica. Escreva em letras grandes e recorte os versículos em pequenos trechos. Por exemplo: (1Jo.1.9) [Se confessarmos os nossos] ... [pecados, ele é fiel] ... [e justo para nos perdoar] ... [os pecados e nos purificar] ... [de toda injustiça]. Divida sua classe em pequenos grupos e coloque para cada grupo no máximo três versículos, mas com os recortes misturados. Os juniores devem montar o quebra-cabeça. O grupo que montar todos primeiro, ganha.


Em breve postaremos mais atividades...

Bibliografia:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – São Paulo: APEC e HAGNOS
CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes – Rio de Janeiro: CPAD
COSTA, Débora Ferreira da. Evangelização e Discipulado Infantil. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD

4 comentários:

Obrigado por deixar o seu comentário!

Related Posts with Thumbnails