quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Timóteo – Um Jovem que cresceu nos caminhos do Senhor.


Contar histórias é uma ótima ferramenta para ensinar, educar, estimular e principalmente transmitir os ensinamentos da Palavra de Deus. Utilizar histórias de fundo moral, social ou espiritual ajuda na construção da vida da criança. Estimula a imaginação, cria conceitos, forma hábitos e desenvolve a espiritualidade.

"Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo..." (Fanny Abramovich)

Quando contamos histórias podemos utilizar recursos e objetos para segurar a atenção e conquistar o amor e o carinho das crianças adaptando o texto para uma linguagem apropriada à cada faixa etária. Este recurso e perfeitamente aplicável à Escola Bíblica Dominical.

Para exemplificar, leia abaixo uma história que eu e minha esposa escrevemos para contar para as crianças de nossa igreja. Vale lembrar que sempre que algum personagem é mencionado na história o utensílio que o representa interage com movimentos e voz própria.

HISTÓRIA
Timóteo
Um Jovem que cresceu nos caminhos do Senhor.


Nesta história os personagens serão representados por artefatos e pertences que correspondam a faixa etária ou profissão. Os objetos aparecem, "falam", "andam" e se relacionam de acordo com sua participação do personagem no desenrolar da história.

 
Lóide – Avó de Timóteo – Panela
Eunice – Mãe de Timóteo – Rolo de Pastel
Timóteo Criança – Tênis de criança
Timóteo Adolescente – Boné
Timóteo Jovem – Tênis grande
Paulo – Sapato de homem
Barnabé – Sapato de homem
Silas – Sandalha de Homem 

TEXTO BÍBLICO - II Timóteo 3.14 e 15

14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.
15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria
que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.


Hoje nós vamos contar a história de um garoto da cidade de Listra. Listra era uma cidade conhecida como “Mui Luminosa Colônia de Listra”. Nesta cidade, situada mais no oriente, 40 Km ao sul de Icônio, era extremamente idólatra, com vários templos e deuses: como Júpiter, Mercúrio e outros.
Apesar de morar numa cidade idólatra, esse garoto, mesmo tendo um Pai grego, foi educado por sua avó Lóide (mostrar a panela) e por sua mãe Eunice (mostrar o Rolo de Pastel) que eram judias convertidas e criam em Jesus.
Alguém sabe me dizer quem era esse garoto?
Seu nome era TIMÓTEO (mostrar o Tênis de criança).
Esse garoto cresceu estudando as escrituras, com os ensinamentos de sua avó Lóide. Ela todos os dias contava as histórias dos grandes heróis da Bíblia. Homens e mulheres notáveis das Sagradas Escrituras.
Ele foi crescendo e nunca esqueceu daquilo que ele ouviu de sua avó e de sua mãe.
Mas como toda família, a dele também tinha problemas. Vamos ver?!?

AVÓ LÓIDE – Vamos lá meu neto. Está na hora de ir para a igreja. Hoje teremos o início da EBF e você não pode chegar atrasado.

TIMÓTEO – Oba!!! Mãe, o Papai não vai com a gente?

MÃE EUNICE – Não meu filho. Você sabe que seu pai é grego.

TIMÓTEO – Poxa... Gostaria tanto que o papai fosse com a gente.

E Timóteo foi crescendo e tornou-se um adolescente saudável e muito inteligente. (mostra o boné) Mas, como acontece com todo adolescente, os conflitos começaram a aparecer...

MÃE – Vamos filho! Assim vamos chegar atrasado na igreja para a Escola Dominical. Lembre-se que você faz parte da equipe de louvor.

TIMÓTEO – Puxa mãe. Eu estou com sono. Queria dormir um pouco mais. (boceja)

MÃE – Vamos filho! Você está se esquecendo que devemos buscar primeiro o reino de Deus?

TIMÓTEO – Acho que eu vou ficar em casa com o meu pai.

AVÓ – Meu neto querido. Lembre-se que o seu testemunho pode ajudar na conversão de seu pai.

O tempo foi passando e um dia chegaram dois homens de Deus na cidade de Listra, Paulo e Barnabé.(mostrar os dois sapatos) Em sua primeira viagem missionária, estavam anunciando o Evangelho do Senhor Jesus e fugiam da perseguição dos judeus e dos gentios de Icônio. Lá em Listra eles curaram um homem aleijado, e foram declarados deuses pela multidão, que depois queriam apedrejá-los por que eles não aceitaram a adoração do povo. A semente do Evangelho ficou na cidade.

Algum tempo depois, Paulo, retorna a Listra, em sua segunda viagem missionária, acompanhado por Silas (mostrar a Sandalha de homem). E eis que estava ali um certo discípulo, que apesar de tímido e reservado, era respeitado em sua cidade como jovem temente a Deus e crente no Senhor Jesus. Acho que vocês já sabem de quem eu estou falando, não?
Sim. Era o nosso amigo Timóteo (mostrar o Tênis grande). Desde pequeno ele ouvia os ensinamentos de sua avó e de sua mãe e guardava em seu coração tudo que aprendia. Tornou-se um jovem talentoso e temente a Deus.
Paulo reconheceu isso e quis que Timóteo fosse com ele anunciar o Evangelho. Se tornaram parceiros na fé e grandes amigos. Ninguém conhecia Paulo como Timóteo, a ponto de Paulo considerá-lo como um filho.
Timóteo foi crescendo e a cada passo que ele dava com Paulo, a cada viagem que ele representava o apóstolo Paulo na sua ausência, ele crescia na fé e tornou-se, apesar de jovem, Pastor e Missionário.
E você também pode ser como Timóteo.
Não sabemos como está a situação da sua família.
Se todos são crentes ou não. Se você vem para a igreja com sua mãe, sua avó, sua tia... não importa.
O que realmente importa e estar firme naquilo que prenderam e que desde a infância estude as Sagradas Escrituras que podem fazer de você uma pessoa sábia para a salvação pela fé em Jesus Cristo.
Você já é filho de Deus? Caso não seja, você quer receber este presente de Deus. Quer receber a Cristo hoje e tornar-se um filho de Deus? Faça a escolha certa, receba Jesus em seu coração. Você mesmo sendo criança pode também receber Jesus em seu coração. A Bíblia diz em João 3.16 – “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Você quer fazer uma oração comigo?

ORAÇÃO:
— Senhor Jesus, eu reconheço que sou pecador e preciso de salvação. Agora eu sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. E quero receber senhor Jesus como meu salvador. Eu venho lhe pedir perdão pelos meus erros e peço que o Senhor me aceite como membro da sua família. A Família de Deus.

Se você fez essa oração e quer receber Cristo como seu Salvador, mostre isso levantando uma de suas a mãos. E se quiser vir pode ficar aqui do meu lado.

E Você que já creu no Senhor Jesus, mas deseja ter uma vida mais próxima de Deus. Fazer como Timóteo e ser um Missionário, pregando e abençoando vidas, levante uma das suas mãos, fique de pé e demonstre isso vindo aqui que nós vamos orar por você.

ORAÇÃO...

Antes de contar a história é recomendável fazer uma boa pesquisa sobre a vida de Paulo e Timóteo. Perguntas podem surgir e esta história precisa ser contada com bastante entonação e sincronizada com o movimento dos objetos. Isto prenderá a atenção das crianças.

Boa história e muitas crianças para Jesus!
Related Posts with Thumbnails